4WalKers
  • Home

Blog

Você sabia que existem DUAS Montanhas Coloridas no Peru?

17/12/2019

1 Comentário

 
O Peru é um país com inúmeras paisagens incríveis e destinos turísticos impressionantes. Um deles é a famosa Montanha Colorida ou Montanha Vinicunca, mas o que poucos sabem é exite outra montanha de 7 cores no país, igualmente bonita. Olha só:
Imagem
Montanha Vicunha
Imagem
Montanha Palcoyo
Imagem
MONTANHA VINICUNCA
Está localizada nos Andes Peruanos, a mais de 5000 metros de altitude. É uma das trilhas mais pesadas da região de Cusco, com 5 km de distância, levando aproximadamente 3h de caminhada para chegar no topo.

Montanha Colorida do Peru ou Montanha 7 cores
Este é mais um passeio imperdível no Peru.

Também conhecida como Vinicunca, Montanha Colorida e Montanha Arco-Íris, sua principal característica são as cores, originadas pelos diversos minerais existentes no solo.

Está localizada próxima a cidade de Cusco, estando a 6.372 metros de altitude, este belo Cerro Colorado, faz parte da cadeia de montanhas da Cordilheira dos Andes.

Mas, como chegar na Montanha Colorida no Peru? O tour da Montanha Vinicunca parte de Cusco, passando por diversos lugares incríveis no caminho, até chegar ao local da trilha. A caminhada demora algumas horas e o passeio dura o dia todo.

Em um dos nossos roteiros de viagem à Cusco, incluímos o tour no Vale Sagrado dos Incas, Machu Picchu e o tour da Montanha de Sete Cores.  Não deixe de conferir este pacote de viagem para o Peru. 


Pacote de aventura no Peru
​

A trilha da Montanha Colorida exige um bom preparo físico por ter nível elevado de dificuldade, mas, com certeza, será um dos desafios mais lindos que você enfrentará. Passando por vilarejos remotos, contato com povoado hospitaleiro e tradicional, o viajante poderá observar vastas áreas arenosas e rochosas, montes nevados, fauna e flora típicas e aves majestosas.

Por durar o dia todo e ser cansativo, o pacote oferece café da manhã reforçado. Recomendamos que deixe esse passeio para os últimos dias, para o corpo se aclimatar com a altitude, tomando bastante chá de coca e água nesse período, para evitar o mal da altitude.

Durante todo o percurso nossos guias, que falam espanhol, prestarão apoio e orientação, realizando paradas para descanso. Caso tenha grande dificuldade, existe a possibilidade de alugar cavalos para auxiliar no aclive.

Mas acredite, apesar de longa, a caminhada é proveitosa, passando por belíssima região montanhosa, de charmosas florestas, vales e riacho. O ponto final da trilha será com a fenomenal vista para a Montanha 7 cores, aproveitando um merecido relaxamento no tempo livre para desfrutar dos encantos da região.
​
A volta terá duração menor e mais tranquila devido a descida, encontrando o transporte de retorno a cidade de Cusco.

Confira nosso pacote 
Machu Picchu e Montanha Colorida
Imagem
MONTANHA PALCOYO
Está localizada nos Andes Peruanos, a mais de 4000 metros de altitude. É mais tranquila e tem menos turistas. É mais fácil, com 2 km de distância, levando aproximadamente 1h de caminhada para chegar ao topo.

Qual a diferença da Montanha Sete Cores e Montanha Palcoyo? 

A mais famosa é a Vinicunca: Conhece-la com certeza será uma jornada de aventura no Peru, passando por lindíssimas paisagens de vales e plantações. A chegada ao seu topo permite uma contemplação espetacular da região, a 5.200 metros de altitude. Essa montanha fica na região de Cusco, no distrito de Pitumarca. A trilha para chegar a Montanha Colorida tem dificuldade média a alta, sendo 5 quilômetros, levando cerca de 3 horas para chegar ao seu topo. 

O morro Palcoyo no Peru: Na verdade é um morro que também faz parte dos Andes Peruanos, e sua beleza colorida é semelhante à Vinicunca. Mas, Palcoyo é menos conhecida, atraindo poucos visitantes por dia, mas isso dá ao viajante a oportunidade de admirar com mais tranquilidade o seu encanto. No topo chega-se a 4.900 metros de altitude. Apesar de ficar na mesma província que a Vinicunca, o distrito ao qual pertence Palcoyo chama-se Checacupe. Sua trilha é mais fácil realizar, com apenas 2 quilômetros com apenas 1 hora de caminhada. 
E porque essas montanhas são coloridas? 

São morros diferentes, porém com belezas multicoloridas semelhantes que são a atração principal. O colorido que pertence ao solo dessa região é devido a origem de variados tipos de minerais ali presentes. A geologia ajudou bastante essas terras com sedimentos fluviais, lacustres e marinhos de outras eras, algo em torno de 65 milhões de anos atrás. 
 
Com o passar do tempo, tudo isso que estava na superfície, oxidou junto da água que havia no local, neve e erosão, transformando em minerais coloridos como são hoje. Na composição desses vários minerais pode-se encontrar argila vermelha, lama, areia, arenito, calcário, silicatos, magnésio, cobre, limonitos e enxofre.

Sobre Palcoyo, pode-se dizer que é uma alternativa para quem quer contemplar as maravilhas em cores dessa região rochosa sem aquela multidão de gente, como ocorre no trekking da Montanha Colorida, e também por ser uma caminhada de nível mais fácil.

De cima de ambos os morros (Palcoyo e Vinicunca), além da natural e belíssima composição de cores, é possível ver animais típicos do Peru como as lhamas, alpacas, vicunha e, com sorte, alguns condores sobrevoando a área montanhosa. 

É há também, uma maravilhosa vista para o maior pico nevado de Cusco, a montanha Ausangate, considerada uma montanha espiritual pelos Incas, de importância histórica e cultural bastante interessante, assim como tudo relacionado a essa civilização. 

Contos e histórias
Lendas da região contam que, no período incaico, os irmãos Salkantay e Ausangate saíram a desbravar terras novas em busca suprimentos, quando a seca devastou suas terras e seu povo. Salkantay foi para o norte, encontrando a selva, porém um amor proibido o tirou as atenções de sua missão. Já Ausangate que foi para o sul, encontrou o altiplano, onde havia terras férteis para a produção de alimentos como milhos e batatas, além de encontrar carne. Ele pôde, dessa forma, levar ao seu povo, muitos suprimentos, salvando-os da seca. Daí os nomes, advindo da língua quéchua, para as duas maiores montanhas da região de Cusco. 

Localização
A montanha colorida de Palcoyo está localizada a 100 quilômetros da cidade de Cusco. O passeio tem duração de 1 dia, com viagem saindo do hotel de Cusco até o pé da montanha, por cerca de 3 horas. 

 O trekking
A caminhada na montanha de Palcoyo tem duração de 1h a 1h50 (ida e volta), onde haverão diversos momentos contemplativos para as belezas naturais em florestas de pedras, paisagens magníficas para toda a região do Vale Sagrado dos Incas e muito mais. O esforço físico para realizar essa caminhada é baixo. 

Uma curiosidade: Esse morro foi escolhido pela National Geographic como um dos “100 lugares do mundo que você precisa conhecer antes de morrer”. Temos saídas diárias do tour da montanha Palcoyo no Peru!!

 Informações sobre a trilha Palcoyo
  • Horário de funcionamento: das 7h às 15h 
  • Recomendamos pelo menos dois dias em Cusco para aclimatação
  • Melhor época para o passeio: abril a outubro
  • Use roupas e calçados próprios para caminhadas
  • Leve bloqueador solar, óculos de sol e luvas ​

Interessado na Montanha Palcoyo? Fale conosco! Estamos no WhatsApp 
  • ​16 9 9216 5888 Otávio Silveira
  • ​16 9 9131 4545 Silvio Camargo
1 Comentário
Edna Costa
21/12/2019 09:29:51 am

Qual o valor do pacote? Vocês já estão agendando datas?

Responder



Enviar uma resposta.

    4WalKers

    O 4WalKers promove caminhadas, para os que gostam de aventura, caminhar pelas trilhas das fazendas, estradas vicinais, pontos pitorescos da região, respeitando a natureza e promovendo a cultura da preservação ambiental. 

    Arquivos

    Dezembro 2019
    Outubro 2019
    Agosto 2019
    Junho 2018
    Setembro 2016
    Março 2016
    Janeiro 2016
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Março 2015
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Março 2014

    categorias

    Todos
    Barraca
    Benefícios Caminhada
    Boot
    Calçado Ideal Para Caminhadas Ou Trilhas
    Ecoturismo
    Estação Ecológica
    Felicidade
    Floresta Nacional
    Gore-tex
    Hidratação
    Huayna Picchu
    Longevidade
    Machu Picchu
    Microporo
    Mochila
    Monte Roraima
    Parque Nacional
    Parque Nacional Marinho
    Peru
    Pés
    Sabedoria
    Saúde Mental
    Serra Do Cipó
    Sinalização De Trilhas
    Sul De Minas
    Teflon
    Transpiração
    Trilha
    Trilha Amapá
    Turismo De Aventura
    Turismo Sustentável
    Unidades De Conservação

    Feed RSS

  • Home