4WalKers
  • Home
  • Quem Somos
  • Como Funciona
  • Eventos
    • Fazenda São João da Mata
    • Machu Picchu
    • Mont Blanc
  • Loja
  • Blog
  • Contato

Benefícios da Caminhada

14/8/2014

0 Comentários

 
Picture
Existem vários benefícios da caminhada para o nosso corpo, alguns deles você nem imaginava. Vejamos então quais são eles:

  1. Melhora a circulação – Um estudo da USP de Ribeirão Preto detectou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício. Isso acontece pois durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sangüíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.
  2. Pulmão – As vantagens da caminhada regular também chegam aos nossos pulmões com bastante força. As trocas gasosas ficam mais poderosas quando caminhamos com freqüência.  Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
  3. Combate a osteoporose – O impacto que os nossos pés tem com o chão durante a caminhada faz com que os nossos ossos sejam beneficiados. A compressão dos ossos da perna, junto com a movimentação de todo o nosso esqueleto enquanto caminhamos faz com que exista mais estímulos elétricos nos ossos do corpo, chamados de piezelétrico.  Esse estímulo deixa mais fácil a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose.
  4. Afasta a depressão – Quando praticamos seja lá qual for o exercício, nosso corpo libera ainda mais um hormônio chamado de endorfina, que é responsável por nos das a sensação de alegria, relaxamento. Esse hormônio que é produzido pelo hipófise é muito importante. Depois de um tempo é necessário praticar o exercício com mais frequência, se tornando um círculo vicioso (que é muito bom  )
  5. Melhor na auto-estima – Um estudo realizado no Reino Unido detectou que o humor e auto-estima das pessoas que fazem qualquer que seja a atividade ao ar livre, em locais com muito verde eram mais humorados e tinha a auto-estima lá em cima. Já quem não o fazia tinha o efeito muito menor. Sendo assim, praticar uma boa caminhada ao ar livre tem suas vantagens quanto a usar a esteira.
  6. Saúde mental – Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Mas um estudo realizado nos EUA revelou que mais que isso, a caminhada é muito boa para retardar problemas relacionados ao cérebro, como perca de memória e atenção. Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral.
  7. Diminui a sonolência – Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como por exemplo a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores a prática de exercício, além de melhorar nosso sono durante a noite.
  8. Emagrece! – Como não poderia deixar de ser, essa aqui é o principal benefício da caminhada, ao menos é o mais famoso. Todos aqueles que pretendem ganhar massa muscular precisam primeiro emagrecer, e a caminhada é e sempre será uma bela maneira de atingir este objetivo. Quando praticamos academia já o fazemos na esteira, mas aos finais de semana onde não vamos a academia, seria interessante caminhar ao menos 30 minutos. E não para por ai, como a caminhada acelera nosso metabolismo, acabamos perdendo peso ainda depois da prática do exercício.
  9. Diminui a vontade de comer – Em mais um estudo, agora na Inglaterra, ficou provado que caminhar diminui a vontade de comer besteiras. Vários chocólatras ficaram sem comer o doce. Metade caminhou 15 minutos em uma esteira, a outra metade não. Os que caminharam tiveram a vontade de comer a guloseima quase instinta, provando que caminhar ajuda no combate a vontade de comer.
  10. Bom para diabéticos – A caminhada tem também uma enorme vantagem sobre aqueles que possuem diabetes. Caminhar estimula uma produção maior de insulina, substância que é responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo. Isso acontece pois a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.


Fonte: Massa Muscular em http://goo.gl/KQAK6H
0 Comentários

Entenda a diferença entre turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável

13/8/2014

0 Comentários

 
Imagem
Fazer um turismo sustentável é levar na bagagem, além da máquina fotográfica para registrar os melhores momentos, o respeito à cultura e ao meio ambiente do local visitado. Por isso, ele não é feito apenas quando o roteiro envolve trilhas ou esportes radicais. Entenda a diferença entre alguns conceitos e aproveite melhor a sua próxima viagem!

Turismo de aventura
É a modalidade em que o turista protagoniza atividades de aventura (entendidas como “experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafios e que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer e superação”) como canoagem, ciclismo, arborismo e mergulho. As práticas podem ocorrer em diversos espaços (natural, construído, urbano, rural) e são de caráter recreativo e não competitivo – quando há competição, é considerado Turismo de Esportes.

Ecoturismo (ou turismo ecológico)
Segmento que considera viagens a áreas naturais como uma atividade responsável, que incentiva a conservação do patrimônio natural e cultural e promove o bem-estar das populações locais e a consciência ambiental nos turistas. Por isso, o ecoturismo pressupõe atividades que promovem a reflexão e a integração entre homem e ambiente, com envolvimento do turista nas questões relacionadas à conservação dos recursos do destino escolhido, que deve ser aproveitado de forma “ecologicamente suportável a longo prazo, economicamente viável, assim como ética e socialmente equitativo para as comunidades locais”, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo).

Turismo sustentável
É mais que um segmento do turismo – representa, na verdade, um conceito dentro do qual se encaixam todos os “tipos”, como ecoturismo e de aventura. Segundo a Organização Mundial de Turismo e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os princípios do Turismo Sustentável “são aplicáveis e devem servir de premissa para todos os tipos de turismo em quaisquer destinos”. Um turismo que se desenvolve de forma sustentável envolve questões como a gestão dos recursos econômicos, sociais e estéticos, e mantém a diversidade biológica e particularidades culturais.
0 Comentários

Trekking no monte Roraima é viagem ao mundo perdido

4/8/2014

0 Comentários

 
Picture
Há uma eternidade o monte Roraima é testemunha da história mundial. Localizado na floresta amazônica, entre o Estado de Roraima, a Venezuela e a Guiana, é uma das regiões mais antigas do mundo, com 1,7 a 2 bilhões de anos, alguns pesquisadores arriscam até 3,6 bilhões de anos. Foi testemunha da separação dos continentes americano e africano, 150 milhões de anos atrás.

A literatura já se encarregou de imortalizar a região. O monte inspirou o inglês Arthur Conan Doyle (1859-1930), criador do detetive Sherlock Holmes, a escrever "O Mundo Perdido" em 1912.

Esse é o mais alto dos tepuis (montes em forma semelhante a uma mesa) amazônicos, com 2.734 metros de altitude, de acordo com o IBGE. Para chegar, são necessários de três a quatro dias de caminhada, dependendo do estado físico do desbravador, com rios e cachoeiras como a Paso de las Lágrimas para amenizar o cansaço de quem enfrenta a subida ao topo.

O monte fica no Parque Nacional do Monte Roraima, uma área de 116 mil hectares no extremo norte do país. São Paulo fica a 5.800 quilômetros e o Rio de Janeiro, a 6.200 quilômetros. O ponto de partida é a capital Boa Vista, de onde os viajantes partem para Santa Elena de Uairen (a 300 km), e de lá em veículo 4x4 para Paraitepui, aldeia indígena já em solo venezuelano. É onde começa a caminhada.

Durante o percurso, o descanso é em rede e o banho em rio, em temperaturas que chegam a -6ºC na madrugada.  A maioria dos turistas que vão ao monte Roraima é da Venezuela e da Europa. Os brasileiros não são mais do que 10% dos visitantes. Quem vai à região aproveita para conhecer o salto Angel, na Venezuela. É a maior queda d'água do mundo, com altura de quase um quilômetro mais exatamente 979 metros.
0 Comentários

    4WalKers

    O 4WalKers promove caminhadas, para os que gostam de aventura, caminhar pelas trilhas das fazendas, estradas vicinais, pontos pitorescos da região, respeitando a natureza e promovendo a cultura da preservação ambiental. 

    Arquivos

    Junho 2018
    Setembro 2016
    Março 2016
    Janeiro 2016
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Março 2015
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Março 2014

    categorias

    Todos
    Barraca
    Benefícios Caminhada
    Boot
    Calçado Ideal Para Caminhadas Ou Trilhas
    Ecoturismo
    Estação Ecológica
    Felicidade
    Floresta Nacional
    Gore-tex
    Hidratação
    Longevidade
    Microporo
    Mochila
    Monte Roraima
    Parque Nacional
    Parque Nacional Marinho
    Pés
    Sabedoria
    Saúde Mental
    Serra Do Cipó
    Sinalização De Trilhas
    Sul De Minas
    Teflon
    Transpiração
    Trilha
    Trilha Amapá
    Turismo De Aventura
    Turismo Sustentável
    Unidades De Conservação

    Feed RSS

  • Home
  • Quem Somos
  • Como Funciona
  • Eventos
    • Fazenda São João da Mata
    • Machu Picchu
    • Mont Blanc
  • Loja
  • Blog
  • Contato